Entre os dias 10 e 12 de fevereiro, o OGMO promoveu o treinamento da Comissão de Prevenção de Acidentes no Trabalho Portuário – CPATP. Formada por representantes dos trabalhadores avulsos e das operadoras COPI, TEGRAM e ENEVA, essa comissão tem o objetivo de capacitar os novos membros eleitos para liderar a segurança ocupacional nas atividades portuárias, sempre com foco na prevenção de acidentes.
O treinamento, que totalizou 24 horas de intensa troca de conhecimento, contou com a instrutoria de Wilka da Silva, supervisora de segurança do OGMO ITAQUI, com a participação de especialistas e autoridades do setor.
No primeiro dia, a abertura foi feita pela coordenação operacional de Jorge William e tivemos a participação do Francisco Luzivaldo (EMAP), que abordou a metodologia para análise de acidentes. No segundo dia, contamos com a colaboração de Raynê Batista (SAMU) e os socorristas do SALVE VIDAS (OGMO). Também tivemos a presença do coordenador de emergência do Porto Itaqui, Sr. Euzébio Filho que nos passou importantes noções de primeiros socorros e fluxo de emergência (PAM), e um bate-papo esclarecedor sobre Assédio Moral e Sexual com Tereza Nina (gestora do Compliance EMAP).
O OGMO agradece aos anfitriões que gentilmente cederam o espaço para o treinamento: os gestores Silvio Borges e Anderson Santos, da VITERRA, e a todos os envolvidos por seu comprometimento com a segurança e bem-estar no setor portuário.