Em entrevista coletiva na última sexta (28/05) o governador Flávio Dino fez um panorama da pandemia do coronavírus no estado e anunciou novas medidas sanitárias referentes a portos e terminais marítimos.
De acordo com o Decreto Estadual 36.748/2021, a fiscalização de desembarque de navios será intensificada. Os navios precisam comunicar previamente à Secretaria de Estado da Saúde o desembarque de passageiros e tripulantes e, caso apresentem sintomas, deverão ficar em isolamento por 14 dias.
A partir deste sábado (29/05) serão testados passageiros que utilizem ferry-boat, rodoviárias e aeroportos. O Maranhão recebeu do Ministério da Saúde 600 mil testes para esta finalidade. O governador fez um apelo para que haja colaboração da sociedade com o trabalho dos fiscais.
O governador informou ainda que será dado início à vacinação dos trabalhadores da construção civil, indústria, saneamento, cadeirantes e profissionais da área de comunicação.
Cepa indiana
Sobre o paciente indiano contaminado com a nova cepa do coronavírus, o governador informou que ele segue internado e que foi realizado o monitoramento e testagem das pessoas que tiveram contato com ele. Foram identificados seis casos positivos, mas nenhum com a cepa indiana.
Vacinação
De acordo com o governador Flávio Dino, o percentual de vacinas aplicadas foi elevado de 80% para 85% na última semana. O Maranhão é o estado que alcançou o maior percentual de vacinação entre os profissionais de educação no Brasil. Ainda assim, houve um grande crescimento no número de internações. “É preciso observar a importância e relevância para que haja um esforço de consciência cidadã de prevenção, com distância social e uso da máscara”, disse o governador.
Foi anunciado ainda a remontagem do Drive Thru no Shopping Pátio Norte, a partir deste sábado (29), inauguração de 10 leitos de UTI na cidade de Grajaú no próximo dia 7 de junho, ampliação de leitos e reforço de equipe no Hospital regional de Chapadinha. A manutenção do atual regime sanitário segue até o dia 7 de junho.