Governo Federal anuncia intenção de vacinar portuários em maio.

Uma ótima notícia para os portuários: o Governo Federal anunciou no dia 19 de abril, intenção de começar a vacinar os trabalhadores portuários contra a Covid-19 até o final deste mês, obedecendo o calendário de vacinação de cada cidade. O anúncio foi feito durante a audiência pública da Comissão de Legislação Participativa da Câmara dos Deputados. A categoria tem cobrado urgência na imunização, conforme pleiteado pela Coalizão Empresarial Portuária, do qual faz parte a FENOP – Federação Nacional de Operações Portuárias.


Encarregados de atividade definida como essencial durante a pandemia, os portuários já fazem parte da lista de grupos considerados prioritários pelo Ministério da Saúde na vacinação contra a doença. No entanto, como ocupam a penúltima posição na lista, à frente apenas dos trabalhadores da indústria, até o momento os portuários ainda não foram convocados para a vacinação.


Representando o Ministério da Saúde, a assessora técnica do Programa Nacional de Imunizações Caroline Gava Alves disse que a expectativa do governo é conseguir ofertar a primeira dose da vacina para todos os grupos definidos como prioritários, portanto incluindo os portuários, até o final de maio. Segundo ela, caso não haja atrasos na entrega das doses, isso deve ocorrer logo após a conclusão da atual fase de vacinação, que reúne pessoas com idade entre 60 e 64 anos, e da etapa seguinte, que envolverá cerca de 18 milhões de pessoas com comorbidades. “Muitos portuários com comorbidades inclusive já poderão ser imunizados nesta fase”, ressaltou.

Fonte: com Agência Câmara de Notícias